sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

{♥} Toki wo Kakeru Shoujo

Faz anos que assisti Toki wo Kakeru Shoujo, ou, em português, "A garota que saltava no tempo". Ele foi um filme que me marcou, e muito. Fuçando os arquivos do blog, descobri que tinha começado essa resenha (Em 08/03/14, nossa senhora) e a deixado em forma de rascunho. Resolvi mudar isso e finalmente falar um pouco desse filme incrível que eu amo tanto. 

Em Toki wo Kakeru Shoujo conhecemos a história de Konno Makoto, uma menina animada que passa seus dias jogando beisebol com seus dois melhores amigos, Chiaki e Kousuke. Ela é o tipo de aluna que sempre chega atrasada e não sabe bem o que quer fazer da vida.

Makoto e seus dois melhores amigos
Num dia ruim, em que tudo está dando errado, os freios de sua bicicleta param de funcionar, e, sem conseguir frear ao descer uma ladeira, ela acaba sendo atingida por um trem.

Quando a morte parece iminente e tudo parece estar perdido, porém, o tempo volta, e Makoto se dá por si caída com sua bicicleta na ladeira, um pouco antes da linha do trem.



Quando vi a sinopse de Toki wo Kakeru Shoujo, fiquei imediatamente interessada em assisti-lo. Viagem no tempo sempre foi o tipo de coisa que me atraiu. Foi uma das melhores decisões que tomei na vida, por sinal, visto que ele acabou por se tornar o meu filme de animação japonesa favorito.

A Makoto é uma das personagens mais realistas que já encontrei por aí. Ela poderia usar o seu poder de saltar no tempo para mudar o mundo, para corrigir erros que a humanidade cometeu, mas ela apenas o usa para coisas que lhe interessam, como comer sua comida favorita ou passar horas e horas no karaokê. Ela também é desatenta, e não percebe que sua melhor amiga, Yuri, está apaixonada, e nem que tem alguém apaixonado por ela própria. 


Ao longo do filme, entretanto, Makoto evolui aos poucos, e passa a perceber coisas que não havia notado e entender melhor a si mesma e as pessoas ao redor de si. O problema é que muitas vezes ela percebe as coisas tarde demais, quando já estragou tudo com seus saltos no tempo, e, ao tentar corrigir os erros que cometeu, erra mais e mais. 

Depois de assistir ao filme quatro vezes, eu percebi que Makoto era muito parecida comigo. Mas, pensando agora, não é por sermos realmente parecidas, e sim porque ela é uma personagem incrivelmente humana. Os erros que ela comete, os erros que ela tenta corrigir, como ela lida, compreende e interage com o mundo ao seu redor. Ela poderia ser eu, ou você, ou qualquer pessoa. 


Em suma, Toki wo Kakeru Shoujo é um filme lindíssimo que procura mostrar que cada ação tem uma consequência e que essas ações afetam o mundo e as pessoas ao nosso redor. Ele é também um filme que eu recomendo muito que você, leitor, assista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário