segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

{★} Koe no Katachi

Hey, hey, hey! Ontem tirei o dia pra terminar de ver as coisas que eu estava enrolando há anos pra terminar: Avatar: A lenda de Aang e Koe no Katachi, que é o mangá do qual falarei aqui. 

Koe no Katachi tem como protagonista Ishida Shouya, que está no ensino fundamental. Um dia, a sala recebe uma aluna nova: Nishimiya Shouko. Nishimiya é surda, e por isso precisa da ajuda dos colegas e do professor para que possa entender a aula. 

Sendo a surdez algo completamente novo para ele, Shouya acha que a garota usa sua deficiência para chamar atenção, e imediatamente passa a detestá-la. Como forma de diversão, ele a transforma num alvo de bullying, e pouco a pouco a sala inteira é dragada nisso, rindo e fazendo maldades com a garota. 

É só quando Shouko sai do colégio - por causa dele - que Shouya recebe um choque de realidade (da pior forma possível) e finalmente percebe o que fez e se arrepende de tudo. Mas será que Shouko irá perdoá-lo? Será que ele irá se perdoar?

Koe no Katachi é lindo demais (tanto em história quanto em arte). Foram 62 capítulos (64, contando com os dois extras) e uma one-shot que eu amei ler. É tudo tão ♥ (apesar de triste pra caralho). 

Shouko aperta a mão de Shouya

Eu acabei amando e odiando a bondade da Shouko. Às vezes eu entendia, mas às vezes eu simplesmente tinha vontade de sinalizar loucamente pra ela "REAJA! REAJA!". Como se fosse fácil reagir, hah. É isso que é tão maravilhoso (e frustrante) nesse mangá: Os personagens são humanos. Eles não reagem quando você quer que eles reajam, mesmo que algo já tenha ultrapassado o limite; alguns fazem merda pra caralho; alguns parecem ser totalmente irracionais e alguns são falsos babacas que se fazem de bonzinhos e saem bem de todas as situações. *Suspira*

Algo que gostei muito foram os títulos dos capítulos: "Moon", "Hahaha", "Fireworks" e vários outros. Todos falam de uma cena em questão no capítulo, mas de uma forma que você simplesmente não consegue esperar o que vai acontecer naquele capítulo. Adorei isso. Simplesmente adorei

"Eu sou surda."

Ser perdoado, perdoar a si mesmo, crescer, bullying, suicídio, inveja, amor, egoísmo, perdão, perdão, perdão. Esse mangá abordou diversos temas com maestria, sendo extremamente emocionante. Ele tem diversas partes tristes, mas sempre te dá a oportunidade de sorrir aqui e ali. 

Logo, minha experiência com esse mangá foi maravilhosa. Comecei tendo empatia para com a Shouko, e pouco depois fiquei sintonizada com o Shouya, chorando quando ele chorava, rindo quando ele ria e suspirando aliviada quando as coisas davam certo/não davam tão errado. Os sentimentos dos personagens são gritantes, e foi algo que a autora retratou muitíssimo bem. Como já disse e repito, eles são humanos. 

Shouya reencontra Shouko depois de anos

REEEEEEEEEEEECOMENDO MUITÍSSIMO! Vocês podem encontrar o mangá para leitura online em inglês AQUI e para download em português AQUI. Também foi confirmada uma adaptação para anime no último capítulo do mangá (será um filme). Quando ele sair, provavelmente aparecerei por aqui em prantos pra fazer um post. 

6 comentários:

  1. Quando tempo senhora Mah!
    Não acredito que viu Avatar: A Lenda de Aang e não me convidou! To planejando assistir desde uns 2 anos atrás, rs.
    Choque de realidade! Aleluia senhor, tem umas pessoas por aí que precisam de uns 3, hahaha. Pois é, por que as pessoas não reagem? As vezes isso me incomoda muito, mas até entendo.
    O mangá parece ser bem fofinnho 'w' Vou procurar. Mas que cabelinho mal acabado aquele do Shouya? Kkk.
    Beijos,

    lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renatinhaaaaaaa ♥
      Poxa, sério? Eu já tinha visto o primeiro livro, mas enrolei pra cacete pra ver o segundo e o terceiro. SIM! Tem gente que não se toca, que não aprende, que nada. Omfg. Eu li um livro sobre bullying há pouco tempo, então sei mais ou menos como cada "tipo" de pessoa se comporta diante da situação. Enfim. Apesar de ficar com raiva da Shouko pela falta de reação dela ao longo do mangá, eu me arrependo de uma ocasião em que uma menina gritou "Esse garoto é um idiota mesmo" quando meu amigo respondeu uma questão errada e toda a sala começou a rir. Eu podia ter mandado ela calar a boca ou enfiado a porrada nela, mas não o fiz. Enfim. É perdoar - os outros e a si - e seguir em frente, né? Fazer o quê. É bem essa a lição do mangá, inclusive. ASODMFA EU ADORO O CABELO DO SHOUYA, POXA VIDA ;_; Tem o link no final do post pra baixar.

      Beijããão!

      Excluir
  2. Wow, esse mangá parece realmente interessante, cê devia comprar pra e mandar pra mim por correio :P. Sou um sucker pra essas histórias de bullying em colégio (se bem que se eu escrevesse elas acabaria com massacres no colégio, mas isso é outra história...).

    E estou vendo Avatar também, e não gostei muito do humor da série, mas o resto é muito bom e acho que vou ver até o final!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Why are you talking to me in portuguese? And yea, it's really, really, really interesting ♥ Would you read it in Japanese? I don't think so. Read it online, damn. You should write one. I would love that. BUT THE COMEDY IT'S THE BEST PART. IT'S A FUCKING PROGRAM FOR KIDS, WTF IS WRONG WITH YOU? Ugh. You just gave me cancer, friend.

      Loveya, <3

      Excluir
    2. That's my point! It's for kids, and I'm not a kid. Don't get cancer, friend! There's no cure yet. And I like it, it's just too childish for me, even if I were a child. I grew up watching the batman and x-men cartoons, so I'm used to darker stuff. I'll try to write a manga one day, I just need to find the right drawing partner!

      Excluir
    3. Then don't watch it, you shit. You can't complain about things that HAVE TO be there. Wtf, the comedy is amazing!!!!111 Okay I'm talking like a fanbo-girl. Sorry. You can dislike whatever you want, because that's how people are. Got it. A manga? Uh...
      BULLYING BOOK. PLEASE. A BOOK ABOUT BULLYIIIIIIING COME ONNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN

      Excluir