domingo, 7 de junho de 2015

{★} Eden no Hana

Hey, guys! Como vocês estão? Como disse há alguns dias, tive um surto de leitura de mangás/manhuas. Isso foi muito bom (♥). Well, eu acabo não vendo meus animus, mas em compensação leio um monte de coisa amorzinho que está meu plan to read. Um desses amores foi Eden no Hana, do qual falarei agora. 

Eden no Hana é um mangá de autoria da maravilhosa Suetsugu Yuki, e nos apresenta Midori, uma órfã que não tem uma vida feliz com sua família adotiva. Ela é tratada como Reika, a filha já falecida do casal que a adotou, e é abusada sexualmente com frequência por seu irmão adotivo. Sua vida na escola não é muito melhor, e tudo que ela deseja é fugir de tudo aquilo. 

É então que aparece Tokio, seu irmão de sangue, que veio ao Japão apenas para encontrá-la. Ele logo percebe que a situação na casa de Midori não é agradável, e diz que ela vai morar com ele dali em diante. Sem amigos e sem uma família com quem contar, Midori não confia em ninguém. Será ela capaz de confiar em seu irmão? 


É fato que a Suetsugu-sensei(-sama) é maravilhosa em mostrar claramente o sentimento de seus personagens através de suas expressões e gestos, e ela faz isso com destreza em Eden no Hana

Argh, ler Eden no Hana é como acompanhar uma criança crescer. A arte da sensei fica cada vez mais linda ao longo do mangá, e os personagens cada vez mais dizem o que querem apenas com um olhar. Às vezes eu já sabia o que viria a seguir simplesmente pelo encarar da Midori, que deixava claro tudo que se passava por sua mente.

Um olhar vago, mas cheio de respostas

Além dos queridos irmãos que conhecemos logo no primeiro capítulo do mangá, somos apresentados a outros maravilhosos (e nem tão maravilhosos) personagens. Um deles é Hashiba, que é importantíssimo no amadurecimento da Midori e na percepção dela sobre ela mesma e seus sentimentos. Também temos os irmãos adotivos de TokioMasamune, que está sempre lendo na entrelinhas e dando conselhos valiosos Yukari, que por muitas vezes diz coisas que não deveria dizer e dá espaço para o caos. Também temos os colegas de classe de Midori, o doce jardineiro da escola e os pais adotivos de Tokio. Juntos, esses personagens dão vida a uma história incrível sobre resiliência. 

Eden no Hana foi muito marcante, definitivamente. Ele mostra que mesmo com infinitas dificuldades, as pessoas ainda podem encontrar seu caminho para a felicidade, mesmo que trilhá-lo seja difícil.


Well... Apesar de elogiar tanto dessa linda jornada à procura da felicidade e tudo mais, acho que o mangá acabou pecando justamente nisso. Há um momento na história em que tudo pode dar certo e que ele pode acabar por ali sem mais problemas, mas ele insiste em colocar mais dificuldades no caminho dos personagens, o que acaba deixando-o cansativo. 

Ainda valeu muito a pena ler tudo até o fim, óbvio, mas ao invés de terminá-lo com um sorriso de orelha a orelha (que ficou no meu rosto por mais da metade do mangá), terminei-o com um suspiro de alívio - Finalmente o sofrimento deles tinha acabado.

Ler Eden no Hana foi maravilhoso, mas não fácil. Tive que aguentar o gosto amargo na boca enquanto meus amores sofriam horrores e chorar por não poder trucidar algumas pessoas que estavam no caminho da alegria dos meus bebês. Ele realmente foi um mangá que despertou as camadas de ódio mais intensas do meu coração, mas isso só mostra o quanto ele mexeu comigo. Pouquíssimas histórias fizeram eu me sentir dessa maneira.

Tokio representando bem como eu me senti ao longo do mangá

Ao contrário dos outros mangás da sensei que já li, esse acaba realmente te dando personagens para odiar. Em Chihayafuru, por mais que alguns personagens sejam extremamente irritantes, eventualmente você passa a entendê-los e aceitá-los. Muitas vezes você até se apaixona por eles depois de saber porque eles são daquele jeito. 

Em Eden no Hana, isso não acontece. Por mais que o lado bom de alguns personagens apareça aqui e ali, você simplesmente não tem tempo para gostar deles, porque daqui a pouco eles farão outra merda. Eles são filhos da puta sem necessidade alguma, apenas trazendo mais e mais sofrimento para o mangá. 

Yukari, uma filha da puta

Isso, entre outras coisas, tornou o mangá cansativo nos seus últimos volumes, já que tudo que se era desejado era uma resolução dos problemas antigos, mas apenas mais e mais apareciam. Logo, apesar de eu recomendar muitíssimo o mangá, alerto que nem tudo nele são flores e que vocês vão sofrer, ainda mais se o amarem como eu o amei. 

Enfim! Boa sorte nessa jornada, caso vocês desejem trilhá-la. A dor é certa, mas garanto que haverão muitas risadas e intensos ataques de amor ao longo dele. 

Tokio e Midori, meus amores ♥

Vocês podem encontrar o mangá para leitura online em inglês AQUI, e, caso leiam até o final, podem conferir as três últimas páginas dele, além de um extra sobre a vida do Tokio em San Francisco AQUI (Essas três últimas páginas não tem tradução para o inglês, infelizmente, mas elas deixam bem claro o que acontece no final). 

E é isso, gente! Espero que tenham gostado do post e que logo, logo eu possa ler mais mangás incríveis e falar deles pra vocês <3. Beijos no coração. 

2 comentários:

  1. Ai Mah, que coisa mais linda!
    Nem acabei de ler o post e já estou aqui comentando, portanto, espero que tenha deixado os links no final do post, pois eu pretendo ler Eden no Hana agora mesmo,moça!
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AWWWWWWWN! Deixei sim! Espero que não tenha problemas com o inglês ♥♥♥

      Beijão!

      Excluir